domingo, 31 de maio de 2015

Arquitetura para Adaptação na Região Equatorial: janelas e redes

Aparelhos de ar condicionados são cada vez mais usados. Mas, mesmo na torrida região equatorial há como evitar estes aparelhos que são solução para rebaixar a temperatura dos aposentos às custas de produzir uma contribuição substancialmente maior para o aquecimento global. Começa que o calor que jogam no meio ambiente é maior do o que retiram do ambiente onde reduzem a temperatura. Usam, em geral, indiretamente, combustível fóssil, quando esta é a origem da energia elétrica que consomem.

Há uma forma de evitar o uso dos aparelhos de ar condicionado. É o arejamento máximo do ambiente. Se consegue com as janelas ocupando ao máximo as paredes dos quartos, tal como nas salas. Quando possível, duas grandes janelas, com ampla área de venezianas, são colocadas nas paredes externas do quarto. A concepção das casas pode dar condição de uma parede interna de cada quarto ser mais alta do que a do aposento adjacente. Gera-se condição de um terceiro espaço para fluxo de ar. Esta solução está dada pelos combogós de cimento da Foto 1, por cima do guarda-roupa, por onde o ar passa quase livremante, formando uma verdadeira "terceira janela".

As redes, herdadas dos índios, por sua vez, não deixam os que nelas se deitam expostos a estarem encostados numa superfície, representada pelos colchões, onde a temperatura do corpo torna-se mais elevada, pela dificuldade de dissipação do calor do corpo na área encostada no colchão.

Para melhor uso de redes (Foto 2) é conveniente que possam ser dispostas paralelamente a uma das paredes, como, por exemplo, perpendicularmente ao eixo principal do quarto, o qual é correspondente ao seu maior lado. Para isto o lado menor do quarto deve ter no mínimo 3,40m, em vez dos 3m usais, que foram reduzidos a 2,7m nas construções mais novas. Note-se que na foto 2, abaixo, uma das redes está paralela à parede e 3,4m é a menor afastamento entre os armadores de rede que permita uma confortável instalação da rede. Há outra rede fazendo um ângulo de 30 graus com a que está paralela à parede. Três pessoas podem dormir ocupando uma área que seria destinada a uma cama de casal (a cama de casal não estaria com um lado colado na parede, estaria afastada dela 60 cm).



                               Foto 2


Foto 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário