quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Pesquisa agropecuária para adaptação na região equatorial brasileira: o visto nas Home Pages



A capacitação da atividade agropecuária à Adaptação ao Aquecimento Global no Brasil equatorial, a qual coincide, nestas primeiras décadas de Aquecimento Global, com capacitação à Convivência com a Seca, tem na pesquisa agropecuária um indispensável esteio, assim como esteio necessariamente deve ser desempenhado pelo exercício eficiente da difusão do conhecimento tecnológico que seja e que tenha sido desenvolvido pela pesquisa.

Uma visão geral do que ocorre em pesquisa agropecuária no N/NE, ou seja, no Brasil equatorial, pode ser sintetizada em estatística onde classes de situação das entidades pesquisadoras sejam objeto de atribuição de frequências a essas classes.

A partir de uma primeira e rápida visita às Home Pages, tendo sido evitado formar classe com frequência nula, foram estabelecidas quatro situações em que, de forma exclusiva, deve se situar cada uma das instituições pesquisadoras.

A situação mais favorável de contribuição à capacitação à Adaptação ao Aquecimento Global por parte de uma instituição pesquisadora é a de que o esforço de pesquisa expressamente dirigido a este fim seja significativo. A primeira visita às Home Pages não permitiu formar evidência de que esta situação mais favorável viesse a se constituir numa classe.

Entende-se que uma situação amplamente favorável à capacitação em análise seja a de instituição que esteja abrigando pelo menos um projeto de pesquisa explicitado como de “Convivência com a Seca” ou de “Adaptação ao Aquecimento Global”. Nesta situação a entidade proclama seu reconhecimento da relevância do tema, embora não o esteja privilegiando entre temas alternativos. Tendo em vista a situação de ações análogas que estas duas guardam, optou-se por registrar a classe em que “Há (pouca, mas há) pesquisa explicitada como sobre Aquecimento Global”, ou de seu sinônimo Convivência com a Seca.

Uma situação tão favorável quanto à anterior, do ponto de vista específico de geração de conhecimento para Adaptação ou Convivência, é a das instituições que abrigam projetos (poucos, mas abrigam) com tal objetivo implícito, mas não o explicitam. Do ponto de vista da capacitação das forças produtivas à Adaptação ou Convivência, é menos favorável, na medida em que concorrem a que na sociedade o tema não seja visto com a importância que se faz necessária. Constitui uma categoria diferenciada da primeira, a mais vasta.

Outra sitação diz respeito a instituições de pesquisa que relatam projetos, mas nos registros não há evidência de foco na Adaptação ou na Convivência com o semiárido.

Por último, uma situação encontrada com frequência não nula, a de instituições de pesquisa cuja Home Page não relata projetos de pesquisa.

As classes são formadas segundo abaixo:

1.1 Há pesquisa explicitada como sobre Aquecimento Global
1.2 Há significativo volume de pesquisa relativo à Adaptação, não mencionada como tal
1.3 Há um número pouco significativo de projetos de pesquisa relativos à Adaptação, não mencionados como tal
1.4 Há projetos de pesquisa relatados, mas não há evidência de foco na Adaptação
1.5 Não há projetos de pesquisa relatados

O resultado da classificação é sumarizado na Tabela 1.

Tabela 1 Situação da pesquisa relativa a Adaptação ao Aquecimento Global contada pelas Home Pages das instituições de pesquisa no N/NE - 2013
Tipo de situação
Freq
1.1 Há (pouca, mas há) pesquisa explicitada como sobre Aquecimento Global
1
1.2 Há significativo volume de pesquisa relativo à Adaptação, não mencionada como tal
4
1.3 Há (poucos, mas há) projetos de pesquisa relativos à Adaptação, não mencionados como tal
23
1.4 Há projetos relatados, sem evidência de foco associável à Adaptação
7
1.5 Não há projetos de pesquisa relatados
5
Total
40
Fonte:Elaboração própria a partir de análise das Home Pages

Comentários sobre tipos de situação selecionados são encontrados em:
Há pouca pesquisa explicitada como sobre Convivência com a Seca/Adaptação

Na Embrapa há pesquisa relativa à adaptacao ao Aquecimento Global/Convivência 

Nenhum comentário:

Postar um comentário