sábado, 8 de novembro de 2014

Perú - Adaptação considerando os saberes locais

  O Perú detém a segunda maior parcela floresta amazônica e comparte com o Brasil a bacia que dá origem ao maior rio do mundo em volume d´água, o rio Amazonas. O país que tem a linha equatorial como seu limite ao Norte e se estende até 15 graus de latitude ao Sul tem mais de 95% de seu território te país que tem a linha equatorial como seu limite ao Norte e até 15 graus de latitude ao Sul tem mais de 95% de seu território, encontrando-se, assim, plenamente situado na zona equatorial, encontrando-se, assim, plenamente situado nesta tórrida zona.

 O livro “Adaptación al cambio climático: de los fríos y los calores en los Andes” (TORRES; GOMÉZ, 2008) é um bom exemplo de estudo sobre a necessidade de adaptar-se aos efeitos do Aquecimento Global na região equatorial. O livro narra as experiências realizadas em sete escolhidas zonas rurais do Peru, de direntes características específicas, onde se teve o importante cuidado de considerar:

una propuesta metodológica que incluya las especificidades de los ecosistemas naturales en que se lleva adelante el proyecto, es la de considerar a los saberes locales como una forma de adaptación al cambio climático (TORRES; GOMÉZ; 2008, p.10).

Não se trata de formular estratégia a ser um dia implementada, ou não. Em meio às diversas situações nacionais quanto à Adaptação, trata-se, no caso peruano, já de experiências piloto, efetivamente implementadas.

De:
DIAS, Adriano; MEDEIROS, Carolina 
(Consultores:  MELO,  Lúcia; SUASSUNA, João; TÁVORA, Luciana; WANDERLEY, Múcio)
Convivência com a Seca e Adaptação - realidade e pesquisa

Relatório Parcial da Pesquisa  Adaptação ao Aquecimento Global:
uma visão sobre a pesquisa agropecuária no Norte/Nordeste
Coordenação de Estudos em Ciência e Tecnologia - CECT/Fundação Joaquim Nabuco  www.fundaj.gov.br.    Recife, 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário