domingo, 16 de novembro de 2014

Algodão, o ouro branco - Necessária Adaptação



Alimentos são fundamentais para que haja suporte à ocupação humana numa região da expressão territorial da área semiárida brasileira. Mas a produção agrícola para fins de suprimento de matéria prima para a produção industrial é também necessária para justificar, do ponto de vista econômico, a ocupação humana da área em questão. O algodão já foi o mais importante dos produtos agrícolas da região semi-árida do Brasil destinados a suprir a atividade industrial. A cultura do algodoeiro foi deixada pelos agricultores do semiárido a partir dos prejuízos sistemáticos causados pela disseminação da praga do bicudo, inseto que se difundiu simultâneamente a partir de vários focos, segundo conhecedores do ofício da agricultura, no momento em que o algodão era visto como competidor dos fios artificiais que estavam alargando sua fatia de mercado na produção de tecidos. 

O grande esforço da pesquisa brasileira no que toca ao apoio à produção de algodão concentrou-se na geração de cultivares resistentes à praga, o que permitiu um atual processo de retomada da produção, que vai gradativamente se dando, embora pouco presente no Nordeste, a principal região produtora antes da praga do bicudo

Outra direção do esforço foi o desenvolvimento de cultivares de algodão colorido, do qual se encarregou a Embrapa Algodão, tendo obtido pleno exito tecnológico. Mas com resposta ainda pequena por parte dos produtores.
  
Como apoio à produção algodoeira, tendo em vista o processo de aumento dos períodos médios de seca, se requer maior resistência ao stress hídrico também para os cultivares de algodão.

Outras instâncias cultivos de sequeiro em convivência com a seca podem ser vistas em "Na região equatorial: Convivência com a Seca = Adaptação ao Aquecimento Global".
De:
DIAS, Adriano; MEDEIROS, Carolina 
(Consultores:  MELO,  Lúcia; SUASSUNA, João; TÁVORA, Luciana; WANDERLEY, Múcio)
Convivência com a Seca e Adaptação - realidade e pesquisa

Relatório Parcial da Pesquisa  Adaptação ao Aquecimento Global:
uma visão sobre a pesquisa agropecuária no Norte/Nordeste
Coordenação de Estudos em Ciência e Tecnologia - CECT/Fundação Joaquim Nabuco  www.fundaj.gov.br.    Recife, 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário