quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Adaptação ao Aquecimento Global – novamente questões conceituais



O relatório de atividades "Subsídios para uma agenda nacional de ciência, tecnologia e inovação relativa à vulnerabilidade, impactos e adaptação à mudança do clima", editado pelo CGEE em novembro/2009, conta com resultados de oficinas realizadas no CGEE com especialistas brasileiros no assunto. Expõe, em sua pagina 12, o conceito de Adaptação ao Aquecimento Global como "o ajustamento de sistemas naturais ou humanos, em resposta às mudanças climáticas reais ou esperadas, ou seus efeitos, o qual regula ou explora oportunidades benéficas".

Sente-se a falta no conceito acima da Adaptação também lidando com os efeitos maléficos das Mudanças Climáticas. Não se pode deixar de lado os tais efeitos maléficos pois são fortemente preponderantes nas regiões equatoriais. No Brasil, onde o estudo foi realizado e publicado, a região equatorial, tomada como se espalhando entre 15 graus de latitude Norte e quinze graus de latitude Sul, abrange os estados das regiões Norte e Nordeste, cobrindo cerca de dois terços da extensão territorial do brasileira. 

É preferível expressar o conceito de Adaptação como “todas as ações destinadas a lidar com os efeitos das Mudanças Climáticas, seja para explorar oportunidades benéficas ou para reduzir vulnerabilidades”, pois, além de levar em conta a exploração de oportunidades benéficas,tal como no documento acima citado, se está, também, levando em conta as ações para minimizar os muitas vezes devastadores efeitos maléficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário